Foto: Natalia Arjones/ Divulgação

Josyara é uma artista jovem que a cada trabalho sempre traz novidades em seu violão, vide o último álbum ÀdeusdarÁ . Pegar o batuque da Timbalada e levar para o violão foi certeiro. Lançado em 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, o disco Josyara Canta Timbalada Mandinga Multiplicação abre com “Ralé”, mas não com a letra toda. O trecho de abertura “Jesus desde menino é palestino, é palestino” diz muito sobre o que Josyara quis fazer com a obra da Timbalada. Não foram meras versões. São ressignificações.

Na foto da capa, clicada por Natália Arjones, a pintura corporal, eternizada pelo artista plástico Ray Vianna, reverencia a banda liderada por Carlinhos Brown que trouxe uma nova roupagem a música baiana dentro de suas mais diversas manifestações. Uma pegada pop dançante que fugia ao carnaval sem deixar de representá-lo.

Capa do álbum Mandinga Multiplicação, com foto de Natália Arjones.

Felipe Guedes no violão e Gabriel Rosário no bandolim fizeram parte da criação que repaginou as seis músicas do disco. Elementos de percussão também são ouvidos na obra, mas à frente sempre está o violão. Ele é o centro das atenções. Lado a lado com a voz de Josyara e sua forma de cantar, além do fato de ser uma mulher dando sua versão dos “fatos” cantados.

O formato voz-e-violão traz mais ênfase para as letras que vão do amor ao político e social, presente também em músicas do Olodum e Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil. Destaque para “Margarida Perfumada” que assume uma pegada de Chorinho e para “Tá na Mulher” que, como escrito antes, na interpretação de Josyara ganha uma nova conotação.

Ouça Mandinga Multiplicação no YouTube e em outras plataformas de streaming:

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