Satanique Samba Trio faz show por Whatsapp

Foto: Thais Mallon

Não, não é ringtone (lembra?), mas já foi. Um ano atrás (Fevereiro de 2020) a Satanique Samba Trio inventou o disco líquido. Foram 28 músicas, uma por dia, na ferramenta Story do Instagram. Ou seja, em 24h cada uma sumiria. A banda não contava com a astúcia, safadeza e sina de ganhar dinheiro do brasileiro que conseguiu baixar as músicas e pior: estavam vendendo as musiquetas líquidas. Até como ringtone! Assim nasceu Instante Karma. Se vão vender, bem, que eles ganhem algo com isso também.

Sempre a frente de seu tempo, com um olhar no passado, a banda resolveu dar mais um passo na doidice inédita. Inventaram o show pelo whatsapp. Era uma sexta-feira (19/02) e tudo corria normal (a vontade de acabar o dia e abrir uma ampola após a faxina) quando surgiu a mensagem no perfil da banda no Twitter: “Hoje, sexta-feira às 20h o primeiro show por escrito do mundo. Quer assistir? Mande seu número de telefone por email”. Pois bem, mandei email para eles para ser adicionado ao grupo e segui meu dia no aguardo da gelada. Não me liguei no horário, tinha a faxina…

Termino a bendita faxina junto com minha companheira e abro a primeira latinha com o telefone em mãos para verificar a presepada. Quando olho tomo o susto. Centenas de pessoas interagindo com figurinhas sensacionais em profusão e mensagens de apoio como “o som desse baixo esmagou meu cu da melhor forma possível”. Fato é que eu voltei a conversa toda porque o show estava acabando e a saideira estava a caminho. Foram sete músicas com direito a um bis, é claro, já que a galera estava ensandecida em suas casas.

Segundo Munha (baixo e ideias lombrosas por trás de tudo) esse show não é uma ideia nova. Ele tinha essa ideia desde a época do MSN, de fazer o show através de um chat! Como as propostas de lives se tornaram repetitivas, apesar de muita gente tentar inovar, Munha resolveu dar um passo lateral. Palavras dele. Com versões ao vivo das músicas da banda gravadas em qualidades variadas de João Pessoa a Amsterdam, de São Paulo a Atenas, Munha não teve dúvida: a hora é agora.

Nessa brincadeira até música inédita foi tocada. “Cliches 13 & 13.1” nunca foi gravada e abriu o show. Se o público gostou, ele também: “No final das contas, passei boa parte do show dando risada e roubando figurinhas de zap. Foi tão rápido e tinha tanta gente no grupo que não entendi porra nenhuma. Valeu a pena demais” me contou ele em conversa pelo Twitter.

Perdeu? Seus problemas acabaram. Confira abaixo o vídeo do primeiro show por Whatsapp do mundo (até onde sabemos). Foi verificado que o experimento pode causar mal-estar em animais. Então fique de olho nos gatos e cachorros.