Ano passado a Ombu lançou Certas Idades, seu primeiro álbum cheio de fato após a dupla de EPs Mulher (2015) e Pedro (2016). Lançado pela Balaclava Records com produção de Kassin (que já gravou Los Hermanos, Caetano Veloso, Jorge Mautner e mais um monte de gente), o álbum chamou atenção ao ampliar as possibilidades sonoras da banda. Como bem apontou nosso colaborador Pedro Lucas Bezerra ao incluir Certas Idades em sua listinha de melhores de 2022, dá pra ouvir o sopro dos ventos litorâneos de Arthur Verocai e Jobim resfriando os timbres mais abrasivos e próximos do real emo que marcaram os primeiros trabalhos da banda.
Agora a nova fase da Ombu ganha um registro importante em uma sessão ao vivo que a banda acaba de lançar em vídeo e áudio, com cinco faixas de Certas Idades. O registro também marca a estreia da nova formação da banda, agora um quinteto: ao trio original João Viegas (teclas, baixo e voz), Santiago Obejero Paz (guitarra e clarinete, que aqui também assina a direção do vídeo) e Thiago Barros (bateria) somam-se Sebastián Díaz (mellotron e sintetizador) e Thiago Leal no baixo.
Cru e direto ao ponto, o vídeo abusa de planos abertos e inserts feitos em mini DV, remetendo à estética do início dos anos 2000, com foco na dinâmica dos músicos executando as canções. Durante a sessão foram apresentadas as músicas: “Pare”, “Insolação”, “Tudo”, “Reclama” e “Quando”. A sensação é de assistir um ensaio da banda, como se estivesse de visita no estúdio.
O projeto foi gravado, mixado e masterizado no El Rocha (São Paulo) por Fernando Sanches, que assina também a mixagem e masterização do disco de estreia da banda lançado em 2022 pela Balaclava Records.
Confira o vídeo a seguir, direto do YouTube da Balaclava. A sessão também está disponível em áudio, nas principais plataformas de streaming.
Ficha técnica:
Ombu – João Viegas, Santiago Obejero Paz e Thiago Barros
Baixo – Thiago Leal
Mellotron e Sintetizador – Sebastián Díaz
Uma produção de Cuy Filmes e Filmes da Lesma
Direção e Montagem – Santiago Obejero Paz
Direção de Produção – Julian Nebreda
Direção de fotografia e Colorização – João Rubio
Digitalização VHS – Gabriel Rolim
Agradecimentos – Milton Messias Junior e Victor Fiacadori
Gravado, Mixado e Masterizado no Estúdio el Rocha por Fernando Sanches
Engenheira de Som – Maiane Sousa
Um lançamento Balaclava Records