Vídeodrome: Economic Freedom Fighters ao vivo no Escritório

Clicando a esmo numa tarde quente de fevereiro, eis que dou de cara com uma sessãozinha ao vivo do trio Economic Freedom Fighters gravada no Escritório, a casa do indie carioca.

Antes desse encontro feliz, a banda já havia baixado aqui pelos meus ouvidos com o single “Força Forte”, haja visto que faz parte do cast do selo Transfusão Noise Records, de Lê Almeida & associados. Se você quiser, dá até pra considerar a banda uma espécie de spin-off do antigo Conjunto Lê Almeida, já que Joab Régis, batera da formação que gravou os álbuns Paraleloplasmos e Mantra Happening com Lê, é a voz principal e guitarra da Economic Freedom Fighters. Completam o trio Davi Hidalgo (guitarras) e Eduardo Ribeiro (bateria).

No vídeo a seguir, os Economic Freedom Fighters apresentam cinco faixas de punho próprio. A já citada “Força Forte” poderia até sair candidata a hit, mas vai ter que ficar na suplência pra dar passagem à “Afropessimismo”, que abre o set. Em três minutos e meio, a faixa é um bom resumo das intenções da banda: riff grudento, suíngue de porrada dançante, e letra que aborda o cotidiano periférico que o trio conhece bem. Outro destaque é a quase-pop “Lascivo”, que poderia ter sido gravada por um Lulu Santos do multiverso com J Mascis dando uma canja na guitarra.

Duvida? Vai de play e depois conversamos.

Antes de parar de escrever pra deixar o som rolar, é bom esclarecer: a noite em questão foi uma entrega do edital Cultura Nas Redes 2 da Prefeitura do Rio de Janeiro e dividida com Yuri Costa, outro nome interessante da safra atual da cidade. O show também foi registrado num split ao vivo pelo selo CreepMachine Records. Aliás, vale muito a pena dar uma fuçada no catálogo do selo, que tem lançado boas coisas estranhas do próprio Yuri Costa (Sem Medo é audição recomendada), do projeto Larva Serrote, entre outras lombras.

Se for, vá na paz.