O Samba me Criou – Histórias de um Brasil real

Voltando com mais uma dica de série, desta vez de Samba. A pedida é O Samba me Criou com direção e roteiro de Leonardo Bruno, autor dos livros “Cartas para Noel – Histórias da Vila Isabel”, “Explode, coração – Histórias do Salgueiro”, “Zeca Pagodinho – Deixa o Samba me Levar”, “Três Poetas do Samba-Enredo” e “Canto de Rainhas”. Todos voltados ao samba.

Leonardo também é o responsável pelo roteiro, em parceria com o diretor Pedro Bronz, do documentário Andança sobre Beth Carvalho, madrinha de gente como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Arlindo Cruz. O documentário com 800 horas retrata a vida de Beth, sua paixão pelo Botafogo e o alinhamento político à esquerda, visível em sua participação no grande comício das Diretas Já.

O Samba me Criou mostra de forma didática toda a importância do samba para a cultura do Rio de Janeiro e do Brasil. A série é dividida em 4 capítulos que contam a história da Império Serrano, Salgueiro, Mangueira e Portela e todos estão disponíveis no Youtube. A história de cada escola é contada por gente da velha e da nova guarda e também de gente que entende do traçado como Luiz Antônio Simas. Mostrando a renovação ao longo das décadas, inclusive com a escola mirim que revela um diretor de bateria criança.

Em um momento que o Brasil atravessa o crescimento de uma extrema direita que persegue a cultura, os negros e as religiões de matriz africana, o documentário tem papel importante em mostrar que as comunidades, os morros cariocas, as religiões de matrizes africanas existem para agregar a cultura brasileira sem querer rivalidade com ninguém. O famoso espírito de resistência dado ao samba é visto por todos os episódios na forma da vivência do dia a dia através dos sambas enredo que contam a história do Brasil e através de compositores e músicos como Cartola, Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Monarco e muito mais.

Viva o samba. Assista “Poesia em Verde e Branco”, primeiro episódio, sobre a Império Serrano.