No próximo sábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2022, será realizado no Beco da Lama na Cidade Alta, o Festival de lançamento da coletânea Elefante Core Vol.3. As apresentações serão com as bandas que estão presentes na atual edição da coletânea.
A coletânea Elefante Core tem por objetivo gerar um registro histórico de bandas que compõem o cenário underground potiguar, abarcando bandas não só da capital, como também de outras cidades do interior do RN.
Para esta edição foram selecionadas 16 bandas de cidades como Natal, Mossoró e Currais Novos, cada uma com uma faixa no disco. A tiragem total é de 500 cópias, que serão vendidas a R$10,00, no dia do evento. A produção ressalta que todo o dinheiro apurado com venda de discos, comida e bebida, será revertido para ajudar ao projeto Sopa Vegan, que distribui alimentos para moradores em situação de rua da capital.
Edições e coletâneas anteriores do Elefante Core
A primeira edição do Elefante Core foi realizada em 2003 por Alexandre Alves (Thee Automatics) através do seu selo Solaris Discos em parceria com a Mudernage Diskos, de Vlamir Cruz. O show de lançamento foi realizado no Vice-Versa Bar, também localizado no Centro da Cidade. As bandas participantes foram Vernáculo, Frattelli, DMS, White Myself e Raça Odiada.
Já a segunda edição da coletânea foi lançada em 2016, com a produção da Anti-Lucro, encabeçada por Bebeto (Frattelli) e contou com a participação de 24 bandas, tendo uma tiragem de mil discos e um festival de 3 dias, realizado no Galpão 29, na Ribeira.
A terceira edição ocorre no próximo sábado e domingo no Beco da Lama, reduto da boemia sambista natalense, mas que também recebe outros estilos musicais como o eletrônico e o rock. Todos os shows serão gratuitos.