Discografia Potiguar: Cantocalismo

A Cantocalismo surgiu em 1985 fazendo um rock nos moldes do que existia no Brasil: pop com letras bem escritas e uma sonoridade envolvente. o curioso é que a banda começou quase por acaso. Roberto Taufic (guitarra), Aluizio Bezerra (baixo) e Ginho Hasbun (bateria) davam aula no Termas Iguaçu, uma academia com sauna e outros equipamentos. Cacau era aluno de Roberto e numa das pausas os músicos ouviram Cacau tocando e cantando e o convidaram para integrar a banda. Daí foram para ensaios e posteriormente shows.

Cacau nos contou que desde o começo eles sempre tiveram uma grande preocupação com a qualidade técnica do som, dos instrumentos e equipamentos. A divulgação era feita por eles mesmos e no começo da banda, assim como com quase todos os artistas, as apresentações eram em bares. E mesmo tocando em bares a banda sempre primou pela qualidade, fazendo o público crescer.

Capa do disco homônimo da Cantocalismo.

Com a criação de músicas autorais a banda sentiu a necessidade de gravar um disco, um LP, e assim partiram para Salvador. Cidade mais próxima geograficamente e financeiramente, de onde Cacau é natural, e com a qualidade que a banda sempre exigia. O estúdio escolhido foi o WR que também gravava bandas como Chiclete com Banana e Luiz Caldas.

Com o sucesso a banda partiu para uma tour NE/SE, mas antes fez um show no Palácio dos Esportes, local que abrigava shows que banda de rock em passagem por Natal. Trouxeram o técnico que gravou o disco em Salvador e esse show lotou o ginásio sendo lembrado até hoje pelo fãs.

Em 1990 a banda se separou e cada um seguiu seu rumo. Três deles indo para fora do Brasil. Em 2013 a banda conseguiu reunir os músicos para um show que foi devidamente gravado e em entrevista ao caderno Viver, da Tribuna do Norte, Roberto Taufic revelou que no auge da banda eles recusaram uma proposta de gravadora porque a assinatura se daria mediante eles fingirem que eram de Brasília. Causos do rock brasileiro…

A formação da Cantocalismo no disco e no show da volta era Roberto Taufic (guitarra), Ginho Hasbun (bateria), Aluizio Bezerra (baixo) e Cacau Vasconcelos nos vocais.

A seguir, ouça o álbum do Cantacolismo no canal Botija Rio Grande.