Acabou de sair forno o novo EP dos piauienses da Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo. Como diz o nome, Marthe Sessions é o registro da apresentação do quinteto na versão on-line do Festival Marthe transmitido em janeiro no canal do Hominis Canidae, que também responde pela produção executiva do festival.
São três faixas que correspondem ao set da banda no festival, sendo duas inéditas e uma versão, como era a proposta do festival. Para quem já deu uma conferida no álbum Rosa dos Ventos, de 2019, é uma oportunidade de ter um gostinho a mais do encontro da sonoridade nordestina das bandas de pífano com a sensibilidade contemporânea dos integrantes, que vêm de trajetórias distintas na música e nas artes. Quem vai conhecer a banda agora, é prato cheio pra conhecer o trabalho de Maguim do Pife (Rabeca, apito e Pife), Leo Mesquita (Pife) , Tauana Queiroz (Zabumba) , Javé Montuchô (Percussão) e Rafaela Gomes (Prato).
Marthe Sessions, o EP, corre ligeiro feito calango em areia quente – são menos de dez minutos e xau. Mas aí nesse curto retalho de tempo estão bordadas as figuras de um Brasil profundo e musical, além da própria trajetória da banda. “Fuxicando”, composição de Leo Mesquita que abre o trabalho, data de 2016 e é fruto da pesquisa do músico em instrumentos de sopro e sonoridades nordestinas, como baião caçabal, arrastapé e samba matuto – tudo isso em pouco mais de 2 minutos que correm com o frescor de uma risada bem dada. Já “Misterioso Macagurú” faz referência a uma criatura imaginada por Mesquita, traduzida em uma composição coletiva da banda, com referências de maracatu e ciranda.
Fechando o trabalho, tem a versão para “Calango Doido”, do compositor piauiense Assis Bezerra. O xaxado elétrico e marcado por frases de guitarra do original foram retrabalhadas no arranjo da banda de pífanos, como se fosse uma composição da própria Caju Pinga Fogo.
Confira a seguir o EP da Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo, no Bandcamp do Hominis Canidae. No cperfil, também dá pra sacar os EPs tirados das apresentações do Marthe Festival, como Bia & os Becks, Narcoliricista e Monte Imerso.