Hoje, 26 de janeiro, Flávio Basso, aka Júpiter Maçã, completaria 56 anos. A data marca o início de vários lançamentos comemorativos – uma biografia, discos e até peças de vestuário estão em vista. O dia que foi intitulado Júpiter Day ganharia até um tributo no Bar Opinião em Porto Alegre, relembrando a trajetória desde a banda TNT, passando por Cascavelletes e chegando a carreira solo. Como os casos de covid e de gripe estão em crescimento no país, a data foi adiada para 17 de junho.

A biografia Júpiter Maçã — A Efervescente Vida & Obra, escrito pelos jornalistas Cristiano Bastos e Pedro Brandt, ganhou uma segunda edição, com mais 100 páginas, cadernos de fotos, entrevistas e outros extras. O álbum Uma Tarde na Fruteira ganhou reedição. Já The Man Was é um disco de inéditas, assim como Sugar Doors, resultado das parcerias que Júpiter tinha por onde passava. Já a Monstro Discos negocia os direitos para produção de camisetas, canecas, bonés e o que mais interessar aos fãs.

A cereja do bolo é o disco Júpiter Maçã & Os Pereiras Azuiz (clique na capa ao lado para baixar ou ouça no fim do texto), fruto do encontro de Júpiter com a banda de Campo Grande. As músicas com os Pereiras foram gravadas no estúdio da Rádio Brasil 2000, em São Paulo, em 11 de maio de 1995. Júpiter conheceu a banda tocando em um bar e um mês depois se juntaram. A empreitada durou 3 shows. Os Pereiras Azuiz são Ubirajara Guimarães (Bira), na guitarra, Rogério Campos no baixo, e Luiz Wilfrido (Zito), na bateria.

A demo é o embrião do A Sétima Efervescência, mas algumas faixas não entraram no disco clássico como “Casalzinho Pegando Fogo” e “Hey Girl What You’re Gonna Do”. “Ela Sabe o Que Faz” e “Orgasmo Legal” ganharam duas versões, uma com a banda e outra com Flávio tocando tudo. “Miss Fab”, da época dos Cascavelletes, ganhou versão completa agora e “Mariposa” foi incluída.

Egisto Dal Santo, André Peniche, Lucas Hanke e Bruno Suman são os responsáveis pelos lançamentos e produção. O áudio original foi retirado da fita do acervo do músico Roberto Panarotto, da banda Repolho, de Chapecó, Santa Catarina. A remasterização foi feita por Julio Porto. Reinaldo Portanova preparou a capa a partir do modelo original.

Segundo Egisto, mais material deve ser lançado já que Iara Suessenbach, mãe de Flávio, segue buscando material que pode interessar aos fãs.

Uma resposta para “No aniversário de 54 anos de Júpiter Maçã, demo chega ao streaming”.

  1. […] No aniversário de 54 anos de Júpiter Maçã, demo chega ao streaming […]

    Curtir

Deixe um comentário

LEIA TAMBÉM