Lá no começo dos anos 2000, em idas ao Teatro Sandoval Wanderley, conheci Vlamir Cruz, Alexandre Alves, Ricardo Pinto, Jesuíno André (PB) e tantas outras figuras da cena alternativa natalense e nordestina. Na real quase tudo feito aqui na Cidade do Sol é alternativo, independente. Mas ali era o independente do independente. Imagine só: eventos de rock às 16h, num teatro e com o zine Barulhoscópio à venda. E começava pontualmente. Essa marca da pontualidade, ou chatice (risos), sempre seguiu Alexandre Alves assim como o apreço pela sonoridade das guitarras distorcidas. Noise, guitar band, shoegaze…
Já são 20 anos de atividade com a Thee Automatics. Alexandre está à frente desde o começo com formações flutuantes, inclusive uma rara versão em quinteto ao lado de Christiane Pimenta (baixo), Adriano Azambuja (guitarra), Dimetrius Ferreira (guitarra) e Augusto Cesar (bateria) como no vídeo de Live At The Tower e em uma apresentação no Som Da Mata. Mas também outros músicos, como Rafael Farinha (Valvulosa) e Dante Augusto (Sample Hate) passaram pela banda. Em 20 anos, 19 discos lançados. CDs, vinis, festivais e apesar de tudo uma boa parte da juventude roqueira de Natal não conhece a banda.
No último Festival DoSol na Ribeira foi engraçado ouvir dois jovens do público elogiar a banda nova. E engraçado ver que a rotatividade de shows se tornou maior perto do fim da banda. Fim esse anunciado para 2019, mas que a pandemia impediu. O começo do fim se avizinha e a banda o promove com a coletânea em disco de vinil 10″, com direito a música “Aliens and satellites”, inédita, que abre o lado B. E com o vídeo Live At The Tower, show gravado na torre do Parque Dom Nivaldo Monte, desenhada por Oscar Niemeyer.
Live At The Tower, foi captado durante a pandemia e com recursos da Lei Aldir Blanc, tem 55 minutos e o set escolhido para a gravação passeia pelos 19 discos lançados da banda, com direito à já citada inédita “Aliens and satellites” e uma faixa bônus. A luminosidade que se espera de uma apresentação de uma banda de rock foi deixada a cargo da luz natural do sol que adentrou as vidraças da Torre.
O vídeo estreia na internet no canal da produtora Mudernage no YouTube no dia 17 de setembro de 2021 (sexta-feira) e haverá uma pré-estreia no mesmo dia no Seburubu, um dos poucos points culturais que sobraram na cidade de Natal após a pandemia, às 19 horas para uma pequena plateia de 30 pessoas vacinadas. No local será solicitada a carteira de vacinação e a entrada será através do sistema de “contribuição voluntária” (pague o que achar que vale).
SERVIÇO
O quê? THEE AUTOMATICS 2001 \ 2021: LIVE AT THE TOWER (lançamento do Vídeo)
QUANDO? 17 setembro 2021 (sexta-feira), 19 horas
ONDE? Seburubu (Av. Deodoro da Fonseca, 207, Cidade Alta, Natal/RN)
QUANTO CUSTA? Entrada através de contribuição voluntária
Observação: entrada limitada a 30 pessoas vacinadas.