A Anti Sapience Club data do fim de 2010 (segundo a finada – para mim – rede Facebook). De lá para cá lembro de ter visto dois shows da banda. Coisas que a pequenez – entenda como quiser – da cidade de Natal nos proporciona. Uma sonoridade pesada e suingada unida a agressividade do vocal de Flávio Alexandre.
O interessante é que ao ver os títulos das músicas nos deparamos com palavras como Prabhupada e Samsara. Uma rápida busca nos leva ao Hare Krishna. Prabhupada um líder espiritual, Samsara o ciclo incessante de renascimentos. “Quem é Prabhupada”, que abre o disco e ganhou clipe (veja no fim da matéria), nos leva ao Hare Krishna. Uma filosofia, que assim como tantas outras ligadas ao que se convém chamar de místico, possui suas idiossincrasias e contradições. E isso permeia o disco todo quando entra “Samsara” e sua função de mostrar que o que está bom ou ruim irá se repetir infinitamente.
A ideia de que somos nossos próprios inimigos, permeia o disco. Seja em dúvidas que nos consomem ao ponto de não conseguimos nos expressar (“Sempre Quis”) chegando ao ponto de fazermos o mal como se fosse algo banal ou necessário (“Instinto vs. Instinto + Lei de Causa e Efeito = Justo Resultado”). “O Mal Sou Eu” faz parte da trilha sonora do curta “Homem de Bem” e é autoexplicativa. No que tange o cíclico e o renascimento, expresso em “Samsara”, muitas vezes isso nem demora muito. Basta ver o Rio de Janeiro, nosso presidente desgraçado e seus filhos. Basicamente uma fábrica de produzir lixo reciclado radioativo.
O título dado ao EP, Lato, descreve bem a banda (sua existência de uma década entre idas e vindas), as influências que são amplas e o conceito em torno das cinco músicas reunidas para o disco. A base sonora da banda é Amaro B. Neto (guitarra), Wolfera (baixo), Maurício Dias (guitarra) e Garibaldi Soares (bateria).
“Quem é Prabhupada” que abre o disco e ganhou clipe filmado no bairro do Alecrim, em Natal, é uma contradição. O citado em questão é um líder religioso indiano e contrasta com a sonoridade e o próprio bairro do Alecrim e seu cenário caótico. Para alguns um paraíso, para outros o próprio inferno dentro de Natal.
Assista “Quem é Prabhupada” via Youtube.