Dor, novo disco da NTE, é o retrato dos dias urgentes atuais

Foto: Felipe Alecrim

A Nem Todos Esquecem (N.T.E.) lançou no último dia 14 de maio seu terceiro disco completo, intitulado Dor. O álbum traz 13 músicas e pouco menos de 15 minutos de som. Por aí já dá para perceber que o negócio é rápido e urgente, onde a maior parte das canções não chegam a um minuto, a mais longa, não chega nos três. 

O novo trabalho ainda traz nas guitarras a participação de San Cezar, que não estará futuramente na formação dos shows, além de Leeo Mesquita, vocalista e guitarrista da banda paulista Surra, que gravou a guitarra em todas as músicas e fez o vocal da música “Consumismo”. O restante da formação no disco e que irá para os shows, é Alexandre Falante (vocal), Matheus Cedraz (baixo) e Adielson Lima (bateria).

Capa de Dor, novo álbum da NTE

A primeira faixa, que traz o nome do disco, uma das duas únicas a passar dos dois minutos, coloca Fernanda Valadares recitando versos sobre a dor do isolamento, de todas as abnegações que ele provocou e continua provocando, mas que são necessárias. Também expõe a dor do descaso humano com a vida dos animais e a destruição das matas, ao final deixa a pergunta: se após todas as dores você ainda negaria um sorriso? Ao fundo se ouve a banda cantar por resistência. 

Em termos instrumentais este, seguramente, é o disco mais rápido da banda. Como já dito, são músicas curtas, rápidas e pesadas. Já no tocante às letras, como nos trabalhos anteriores da banda, a abordagem passa por percepções do cotidiano e da sociedade, crítica ao capitalismo e sentimentos pessoais. A diferença é que nesse novo álbum tudo é colocado de forma rápida, algumas vezes com uma ou duas frases, que por si só conseguem extrair tudo o que precisa ser dito.  

A N.T.E. é seguramente uma das bandas mais interessantes da cidade, sempre com letras fortes e de conteúdo. Apesar das diversas mudanças de formação, traz sempre trabalhos consistentes, que seguramente agradam a quem gosta, não só do punk rock, mas da música pesada em geral. Dor segue o histórico de bons trabalhos da banda. E que possamos voltar logo ao velho normal e aos shows enérgicos, Nem Todos Esquecem. 

Clique na capa para ouvir o disco no bandcamp ou ouça abaixo no Spotify.