Em disco novo Panço se mostra mais introspectivo e experimental

Leonardo Panço – figura ativa do cenário roqueiro carioca e brasileiro dos anos 90 – esteve por aqui em 2019 com o disco Sombras. Volta agora com Youi, disco feito antes do Sombras. Youi é um disco estranho, de ruídos, experimentações, com vozes econômicas. As vezes soa como um disco de ideias inacabadas e que cabe ao ouvinte encaixar em seu dia a dia, tal qual uma trilha sem título.

O disco é fruto do flerte com a música e arte como um todo, sem amarras. Se em Sombras sua guitarra passeia entre o peso e o etéreo, em Youi o flerte está com o experimental, analisa Panço: “O Sombras foi muito mais simples, o processo rápido, um trio. E o Youi era mais complicado um pouco, mais ideias malucas, acho. O Sombras acho que é um disco de rock, de canções mesmo. Agora é mais mesclado melodias, ruídos, sensações”.

Capa de Youi, arte de Flávio Flock.

Composições que começaram a ganhar vida a partir de 2017 em Ubá (MG) ganharam forma final quatro anos depois. Antes disso Thiago Babalu e Renato Ribeiro foram escalados, em 2018 em São Paulo, para preencher espaços com bateria, teclado, guitarra, violões. Ideia de Panço e dos músicos. O passo seguinte coube a Maurício Mattos: inserir áudios e experimentações com k7 entregues por Panço com aparelhos eletrônicos.

“Uma coisa que rolou foi em 2019 ter feito uma turnê, acho que uns 15 eventos, com alguns dos lançamentos meus: Superfícies, o k7 do Sombras e um fanzine, o Esopsa. Achei que eram bons motivos pra sair por aí. Só que vários dos eventos não foram muito bons e eu desanimei forte. Deixei as coisas de música paradas. Daí veio 2020 e não precisa explicar o que aconteceu, né? Só em 2021 consegui colocar a cabeça um pouco no lugar”, explica Panço sobre a retomada e finalização do disco em 2021.

O álbum foi finalizado com Zé Felipe, ex-Zumbi do Mato, pelo WhatsApp e por e-mail. Vozes, mix e master foram feitas à distância, assim como duas linhas de contrabaixo de Missionário José, do Mombojó, que gravou no Recife. Apesar da finalização na atual situação nacional de pandemia, ela não influenciou o disco artisticamente. Mas sim nos métodos antes não utilizados.

Clique na capa para ir a página do Bandcamp de Panço e ouvir o disco.