Vocês já devem ter reparado que essa seção se dedica a bandas que a redação gosta. É meio (totalmente) óbvio. Sendo assim, um dos capítulos tinha que ser com a Graforréia Xilarmônica. Um caso a ser estudado na música já que é pop dançante com pegada sessentista e brega, tem excelentes letras, mas nunca vendeu o tanto que merece e nem circulou Brasil afora como tantas outras de qualidade inferior.
Na primeira audição já fica claro a dita pegada sessentista do trio Frank Jorge, Carlo Pianta e Alexandre Birck. Influência declarada da banda junto com o bom humor das letras. Muitas voltadas ao amor, como “Pensando Nela”, música original da banda Hollies e gravada por Golden Boys e Roupa Nova, e que é a cara da Graforréia. Mas também há canção dedicada aos animais, como em “Beethoven”, a estrelas da televisão e cinema como em “Mixto Quente” e as referências passeiam por futebol, quadrinhos e a vida cotidiana. Aí entra um capítulo a parte que são as referências a cultura gaúcha como em “Benga Minueto” e “Amigo Punk”. Essa última um clássico total.

Já na demo Com Amor, Muito Carinho lançada em 1988 várias músicas se destacavam e seriam lançadas nos discos Coisa de Louco II (1995) e Chapinhas de Ouro (1998), os discos de estúdio. O Coisa de Louco II é obra do também gaúcho Carlos Eduardo Miranda que comandava a Banguela Records (encabeçada por integrantes da Titãs) e sabia que o material era bom. A banda chegou a rodar bem na MTV na época. No disco estão “Amigo Punk” regravada por Wander Wildner e “Nunca Diga” regravada pelo Pato Fu.
A carreira errática da banda chegou ao fim em 2000 no Bar Ocidente, famoso na capital gaúcha. Posteriormente a banda ainda se reuniu algumas vezes para shows e festivais como o Morrostock e Lollapalooza. Ensaiaram um retorno definitivo que rendeu o single Graforréia Xilarmônica 25 anos com duas músicas em 2012, mas não passou disso.
Apesar dos vídeos com a banda serem escassos, chegaram até a lançar clipe da música “Eu”, que você pode assistir abaixo.
Além de inúmeros clássicos como “Empregada”, “Colégio Interno”, “Você Foi Embora” e a já citada “Amigo Punk”, a banda ainda gravou a demo Álbum Homem Branco que além de músicas inéditas conta com versões para músicas conhecidas. A banda foi e é influência direta pela sonoridade e letras para inúmeras bandas gaúchas que vieram depois.
Entre os raros momentos em vídeo disponíveis na internet o destaque vai para o show Projeto Discografia Pop Rock Gaúcho – com a banda em formato quarteto com Frank Jorge, Carlo Pianta, Alexandre Birck e Marcelo Birck – onde a banda toca o Chapinhas de Ouro na íntegra e também músicas do Coisa de Louco II. Se você chegou até aqui e já ouviu os discos nos links disponibilizados acima, vai cantar muitos trechos das músicas.