O zine/revista/jornal Punk Planet durou de 1994 até meados de 2007 e é um clássico da literatura underground. E a boa nova: todo o arquivo da publicação está disponível para ler de graça e on-line no Internet Archive. Clique aqui pra acessar.
Editado pelo escritor Daniel Sinker, o Punk Planet cobria não só música, mas também política. Os leitores que se aventurassem pelas páginas podiam ler artigos sobre direitos humanos, feminismo e direitos trabalhistas em meio a resenhas de discos e entrevistas com Ian MacKaye, Beth Ditto, Kathleen Hanna entre outras figuras.

Em 2001 algumas das principais entrevistas do Punk Planet foram compiladas no livro We Owe You Nothing. O livro saiu no Brasil em 2009 com o título Não Devemos Nada a Você, pela extinta Edições Ideal. Fora de catálogo nas livrarias mais caretas, mas encontrável em sebos por aí a fora, o livro é uma aula de como se fazer boas entrevistas, sem perguntas óbvias ou protocolares.
Conduzidas por Sinker e outros colaboradores do zine, as entrevistas do livro soam como conversas naturais, em que entrevistador e entrevistado trocam ideias de igual para igual. Não raro saem do campo da música e entram nas visões sociais e políticas dos entrevistados (ver, por exemplo, as entrevistas com Jello Biafra e Kathleen Hanna). No front musical, também há muito o que se ler, como o entrevistão que passa limpo toda a história do Black Flag por meio de depoimentos de integrantes de várias fases da banda, ou a reveladora entrevista de Thurson Moore que assume a influência de dinossauros como Black Sabbath e Grateful Dead no Sonic Youth.
Enfim, procure esse livro e se encontrar, compre. Por ora, vale navegar pelo acervo do Punk Planet. São 80 números repletos de textos incríveis e inflamáveis.
Como dizia a clássica capa do número final do zine: A luta agora é contigo.
