Leitura recomendada: acervo do Punk Planet está disponível on-line e grátis

O zine/revista/jornal Punk Planet durou de 1994 até meados de 2007 e é um clássico da literatura underground. E a boa nova: todo o arquivo da publicação está disponível para ler de graça e on-line no Internet Archive. Clique aqui pra acessar.

Editado pelo escritor Daniel Sinker, o Punk Planet cobria não só música, mas também política. Os leitores que se aventurassem pelas páginas podiam ler artigos sobre direitos humanos, feminismo e direitos trabalhistas em meio a resenhas de discos e entrevistas com Ian MacKaye, Beth Ditto, Kathleen Hanna entre outras figuras.

Edição brasileira do livro We Owe You Nothing

Em 2001 algumas das principais entrevistas do Punk Planet foram compiladas no livro We Owe You Nothing. O livro saiu no Brasil em 2009 com o título Não Devemos Nada a Você, pela extinta Edições Ideal. Fora de catálogo nas livrarias mais caretas, mas encontrável em sebos por aí a fora, o livro é uma aula de como se fazer boas entrevistas, sem perguntas óbvias ou protocolares.

Conduzidas por Sinker e outros colaboradores do zine, as entrevistas do livro soam como conversas naturais, em que entrevistador e entrevistado trocam ideias de igual para igual. Não raro saem do campo da música e entram nas visões sociais e políticas dos entrevistados (ver, por exemplo, as entrevistas com Jello Biafra e Kathleen Hanna). No front musical, também há muito o que se ler, como o entrevistão que passa limpo toda a história do Black Flag por meio de depoimentos de integrantes de várias fases da banda, ou a reveladora entrevista de Thurson Moore que assume a influência de dinossauros como Black Sabbath e Grateful Dead no Sonic Youth.

Enfim, procure esse livro e se encontrar, compre. Por ora, vale navegar pelo acervo do Punk Planet. São 80 números repletos de textos incríveis e inflamáveis.

Como dizia a clássica capa do número final do zine: A luta agora é contigo.