Acabou 2024 e a seção No Toca Fita que deveria ter 12 publicações (uma a cada mês) de 5 discos que ouvi e gostei ao longo do ano, vai terminar em 7. É a vida, segue o jogo. Quatro discos pesados (com três bandas de Curitiba) e um pra dançar suave.

Alerta Vermelho – Zero
Alerta Vermelho é um trio de BH (Xopô – voz / guitarra, LF – baixo, Chavo – bateria) que atende pelo bom e velho punk e hardcore. Pegada simples e direta com letras voltadas ao cotidiano, ao peso dos dias em nossas costas e o que isso provoca: uma visão de mundo pessimista quase contagiante.

Cachorro da Duença – Preso na Dor
Direto de Caruaru (PE) o quarteto Gustavo Madruga (voz), Cássio Torres (guitarra), Nato Vila Nova (bateria) e Zeca Marques (baixo) fazem do nome da banda sua sonoridade. Se a expressão pode ser xingamento ou espanto, é o que se reflete na sonoridade: pura agressividade em forma de metal, hardcore, death e o que mais couber. Tal qual a Alerta Vermelho, a temática gira em torno do ser humano e seus dias.

Saulo Duarte – Digital Belém
O título do álbum já entrega tudo, o disco passei pela guitarra tradicional do Norte, como em “Onde Nasce Todo Axé” com participação de Aldo Sena, e vai até o eletrônico como em “Um Beijo e Muito Mais” com participação de Anaïs Sylla ou em “Arrepiô” que pode remeter aos paredões maranhenses de reggae. Um passeio entre guitarrada paraense e tecnobrega. O disco ainda conta com participações de Larissa Luz, Russo Passapusso e Layse. Disco pra dançar e também dançar colado.

Clan dos Mortos Cicatriz + Vida Ruim – Clan dos Mortos Cicatriz + Vida Ruim
(Spotify / Tidal / Youtube / Bandcamp)
Split das bandas Clan dos Mortos Cicatriz e Vida Ruim. Duas bandas de Curitiba atendendo pelo chamado do punk/hardcore e pós-punk. A primeira a velocidade primordial do punk e hardcore, a segunda ao balanço do pós-punk, tudo embalado pela temática dos dias que vivemos. Bela descoberta de 2024. A Clan dos Mortos Cicatriz já tem 4 álbuns lançados.

Visione Obscura – Kvlto (A) Pedra
(Tidal / Spotify / Youtube / Bandcamp)
Visione Obscura é um duo Black Metal Punk também de Curitiba/PR, formado por Felipe Barbugiani (vocal/guitarra/letras) & Thiago Padilha (bateria). O disco é conceitual com as letras tratando sobre o culto a pedra monolítica. Com sonoridade crua e hipnotizante marcada pelo peso e velocidade cíclicos.






Deixe um comentário